O melhor presente

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

O que uma grande empresa de cosméticos tem feito pelo o Clima veja!


Carbono neutro 

Desde 2007, somos uma empresa carbono neutro. Isso significa que compensamos todas as emissões de gases de efeito estufa (GEE) que não podemos evitar. Temos como meta a redução das emissões de CO2 em toda a cadeia produtiva. Além disso, o Programa Natura Carbono Neutro realiza um mapeamento das emissões em toda a cadeia de valor. Com essa iniciativa, já reduzimos 1,1M de toneladas de CO2, o equivalente à poluição gerada por cerca de 193 mil voltas de carro ao redor da Terra.

 Fomos também a primeira marca de cosméticos a adotar o uso de refis, em 1983. Com essa iniciativa, evitamos anualmente o descarte diário de lixo equivalente à quantidade produzida por 4,7 milhões de pessoas. Na linha Ekos, por exemplo, todas as embalagens plásticas são feitas de PET 100% reciclado. Os refis contribuem para que a emissão de 621 toneladas de carbono seja evitada.

 Já a embalagem da SOU utiliza 70% menos de plástico em relação a outras embalagens. Desde 2013, quando foi criada, até para 2020, a linha de produtos economizou cerca de 3 mil toneladas de plástico, o equivalente a 104 milhões de garrafas PET de 1 litro. Para produzir as embalagens de SOU, precisamos de cerca de 30% menos tempo em relação aos produtos similares, o que representa 50% menos emissão de CO2 comparada a embalagens convencionais do mercado. O transporte de itens da linha também permite a redução de 60% da emissão de poluentes no meio ambiente. Por ter uma embalagem compacta, um caminhão transporta em média 48 mil unidades. Com embalagens convencionais, este mesmo caminhão transportaria apenas 1.400 unidades.

 Nós mensuramos e mapeamos todas emissões de poluentes de toda nossa cadeia, desde a extração da matéria prima, até chegar nas mãos do consumidor. Hoje, acompanhando esse processo, buscamos formas de diminuir as emissões desses poluentes, quando, por exemplo, diminuímos a quantidade de folhas na revista. Mesmo assim ainda há emissões, que compensamos com a compra de crédito de carbono. Para 2030 queremos ir além e buscar soluções que nos levem ao carbono zero.

 Mais beleza, menos lixo

Por ano, cerca de 925 toneladas de plástico reciclado são reutilizadas na produção das embalagens dos nossos produtos, evitando que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET de 1 litro virem lixo. Também utilizamos vidro reciclado em nossa perfumaria desde 2015, evitando o descarte de 1,6 mil toneladas de vidro por ano.

 Em 2019, utilizamos 2,4 mil toneladas de materiais reciclados nas nossas embalagens. Recuperamos também 10,5 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru por meio do Programa Natura Elos e outras 142 mil toneladas de resíduos com o Programa Dê As Mãos Para o Futuro, da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético). Além disso, assumimos também o compromisso de eliminar embalagens plásticas desnecessárias até 2025 por meio de redesenho, inovação, novos modelos de entrega e reciclagem (saiba mais no Compromissos com a Vida Natura&Co 2030).

 Em agosto deste ano, também lançamos um programa de logística reversa. A iniciativa permite a troca de cinco embalagens vazias por um novo produto nas lojas próprias da Natura. O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens para reciclagem. Elas serão enviadas para cooperativas parceiras, que darão uma nova vida nova à essas embalagens.

https://bit.ly/2RRliS1